Zoom + Zoom -
botox

Toxina Botulínica para Rugas de Expressão

Tratamento para rugas pés de galinha, código de barras, ruga da brabeza e hiperidrose


A toxina botulínica tipo A é uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum que, quando utilizada em pequenas doses, não é nociva à saúde. Sua utilização em estética serve para amenizar as marcas de expressão que surgem na face em forma de sulcos ou rugas.

Essa toxina pode ser utilizada tanto nas rugas dinâmicas (rugas de expressão), que são provocadas por vícios de expressão, quanto nas estáticas, que aparecem devido ao processo natural de envelhecimento da pele.

Para fins estéticos, a dose de toxina botulínica A é de 25 a 50 unidades, sendo a quantidade prejudicial ao ser humano de 3000 unidades. Ela é utilizada de forma injetável e, quando aplicada na pele, bloqueia a ação dos neurotransmissores responsáveis por levar as mensagens do cérebro ao músculo, impedindo, assim, a contração que forma as rugas.

Podem ser tratadas com a toxina botulínica as rugas da testa, rugas da glabela (região entre as sobrancelhas) e os "pés de galinha". A substância também é recomendada para tratar casos de hiperidrose, que causa suor excessivo em algumas partes do corpo, tais como as axilas, mãos e pés.

O procedimento do tratamento para rugas é realizado através da injeção da toxina botulínica com uma agulha muito fina em pontos específicos dos músculos responsáveis pelas expressões faciais, paralisando-os temporariamente, provocando o desaparecimento das rugas mais leves e atenuando as mais profundas. Leva cerca de 30 minutos para ser realizado, exceto nos casos de hiperidrose palmar ou plantar, que tem duração de 1h à 1h30min.

A paralisia muscular causada pela toxina botulínica dura, no máximo, três (3) dias, quando os resultados começam a aparecer. Eles atingem seu efeito máximo em duas (2) semanas. O retoque é feito no 20º dia, caso exista alguma assimetria, o que é raro. O tempo de duração da toxina botulínica varia de acordo com o paciente, a dose aplicada e o planejamento do médico, mas oscila entre quatro (4) e seis (6) meses, quando pode ser reaplicada.

Após a aplicação, o paciente pode retornar às suas atividades rotineiras, só sendo necessário se proteger dos raios solares e evitar atividades físicas, pelo menos no mesmo dia. Pequenos hematomas podem surgir no local das aplicações, que desaparecem após alguns dias.



Telefone: 55 (21) 3328-2084 / 2492-0053 E-mail: contato@clinicaleger.com.br

clinica leger rio de janeiro rj Clínica Leger Rio de Janeiro