bioplastia

IN ES BR

Central de Atendimento

AGENDAR CONSULTA

De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

Exame de Intolerância Alimentar / Food Detective

O exame Food Detective identifica intolerância alimentar e contribui para dieta equilibrada

Food Detective é um exame de intolerância alimentar que identifica em 40 minutos o nível de incompatibilidade do organismo com 59 alimentos diferentes. Similar ao exame de glicose, o exame de intolerância alimentar Food Detective necessita apenas de uma gota de sangue para identificar a origem de mais de 150 sintomas diferentes.

Intolerância alimentar é um tipo de alergia tardia que pode se manifestar até quatro dias após a ingestão de um alimento. Diferente da alergia, que é uma reação instantânea, a intolerância alimentar gera reações mais genéricas e em uma parcela muito mais ampla da população. Entre os sintomas crônicos que podem estar relacionados à intolerância alimentar estão dores de cabeça, fadiga, flatulência, diarreia, etc. Estima-se que 45% das pessoas sofram com um incômodo que poderia ser facilmente evitado com o exame de intolerância alimentar Food Detective no Rio de Janeiro. Enquanto as reações alérgicas pontuais, ocasionadas por alimentos específicos, atinjam apenas 2,5% da população.

Comuns em diversos tipos de doenças, estes incômodos dificilmente eram ligados diretamente a determinado tipo de alimento ou de substância específica, como a lactose, por exemplo. Criado em Cambridge, na Inglaterra, como forma de auxiliar os nutricionistas na elaboração dos cardápios, o exame de intolerância alimentar Food Detective no Rio de Janeiro tem especial eficácia. Ele identifica a origem de perturbações que podem ser ocasionadas por uma dieta pesada, como a tradicional feijoada carioca e seus diversos acompanhamentos.

Através do método ELISA, um teste imunoenzimático que permite a detecção de anticorpos específicos, o exame de intolerância alimentar Food Detective busca identificar o surgimento da Imunoglobulina G (IgG) quando o sangue coletado é misturado à proteína isolada de 59 alimentos. O resultado do exame de intolerância alimentar Food Detective no Rio de Janeiro é realizado pelo nutricionista na Barra da Tijuca. Após análise o exame indica uma classificação quanto à tolerância do organismo em relação aos 59 alimentos testados. São quatro categorias: permitidos, intolerância baixa (restringe o consumo por 2 meses), intolerância moderada (restringe o consumo por 3 meses) e intolerância severa (restringir por 5 meses).

Com a tecnologia do exame de intolerância alimentar, uma dieta equilibrada pode ser elaborada rapidamente sem a necessidade de demorados exames laboratoriais. O Food Detective na Barra da Tijuca possibilita ao nutricionista encontrar no próprio consultório os focos da intolerância alimentar que não são detectados em exames de alergia comuns. Isso porque o exame de intolerância alimentar Food Detective busca pela ocorrência de Imunoglobulina G (IgG), enquanto o alvo em testes de alergia é a Imunoglobulina E (IgE).

Os sintomas de intolerância alimentar são diversos e estão relacionados a mais de um alimento. É recomendável prestar atenção nas reclamações mais básicas do seu corpo. Todos os sintomas repentinos, sem causa aparente, podem ser frutos de intolerância alimentar. Também é interessante reparar na sazonalidade das reações. Mal-estares mais frequentes em determinadas épocas do ano podem estar ligados ao consumo de alimentos disponíveis apenas naquele período, como por exemplo, o bacalhau tradicionalmente consumido na semana santa. Estes e outros hábitos alimentares podem ser identificados como inapropriados pelo exame de intolerância alimentar Food Detective no Rio de Janeiro.

Além disso, cada localidade possui uma alimentação específica e uma variedade restrita de alimentos. Por isso, um nutricionista carioca, familiarizado à alimentação da região, pode desenvolver uma dieta mais adequada às necessidades da população local de acordo com a disponibilidade dos alimentos e seguindo as restrições calculadas pelo exame de intolerância alimentar Food Detective no Rio de Janeiro.

Simplesmente excluir determinados alimentos da dieta pode acarretar na falta de nutrientes essenciais. Por isso, um nutricionista deve acompanhar a reorientação alimentar. A procura de um profissional é ideal para guiar uma dieta limitada pelo exame de intolerância alimentar Food Detective.


- Diferenças entre intolerância alimentar e alergia alimentar

Intolerância alimentar

Sintomas podem aparecer até quatro dias depois da ingestão do alimento

As respostas aos testes cutâneos são negativas

Pode ser relativa a mais de um alimento

A incidência está ligada a frequência e a quantidade ingerida

Todas as regiões do corpo podem ser afetadas

Atinge indivíduos de todos os sexos e idades

É possível regredir os problemas mediante a identificação e supressão do alimento na dieta

Ampla ocorrência, mais de 40% da população

Sintomas comuns de origem facilmente identificada com o uso do exame de intolerância alimentar Food Detective

Identificada segundo a presença da Imunoglobulina G (IgG)

Alergia Alimentar

Resposta agressiva identificada imediatamente após o consumo do alimento

As respostas aos testes cutâneos são positivas

Raramente está ligada a mais de um alimento

O processo alérgico é desencadeado mesmo com pequenas quantidades

Os locais mais atingidos são a pele e a mucosa

É mais frequente em crianças

Devido à reação imediata, é facilmente diagnosticada

Os sintomas desaparecem mediante a supressão do alimento

Resposta imunológica mediada por Imunoglobulina E (IgE)


Confira a lista dos alimentos investigados pelo exame de intolerância alimentar Food Detective

Leite e Ovos: Leite de Vaca, Ovo

Peixes, Crustáceos e Frutos do Mar: Bacalhau, Caranguejo, Hadoque, Lagosta, Mexilhão, Linguado, Salmão, Camarão, Truta, Atum

Frutas: Maçã, Groselha Preta, Azeitonas, Limão, Melão, Laranja, Grapefruit, Morango, Toranja, Tomate, Melancia

Grãos: Cevada, Trigo, Milho, Trigo duro, Glúten, Aveia, Arroz, Centeio

Ervas e Especiarias: Gengibre

Carnes: Carne de Boi, Vaca, Frango, Cordeiro, Porco, Peru

Nozes e Castanhas: Amêndoa, Castanha do Pará, Castanha de Caju, Amendoim, Noz

Vegetais: Brócolis, Couve, Repolho, Cenoura, Alho, Alho Porró, Batatas, Aipo, Lentilha, Ervilha, Feijão, Pimentões, Soja, Cacau, Café, Noz de Cola, Mel, Cogumelos, Gergelim, Girassol, Levedura (pão), Levedura (Cerveja).



clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo

 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife