bioplastia

IN ES BR

Central de Atendimento

AGENDAR CONSULTA

De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

Manchas na Pele

Tratamento para manchas na pele na Barra da Tijuca, RJ

sinais na pele autoexame

Qualquer mancha na pele deve ser analisada com cautela, uma vez que podem ser sintoma de algum problema mais sério. Essas manchas na pele são classificadas em lesões pigmentadas (escuras) e hipocrômicas (brancas), podendo variar de coloração entre marrom, branca ou vermelha, cada uma com causas e tratamentos específicos. É importante lembrar que somente o dermatologista é capacitado para diferenciar o potencial de cada mancha na pele.

Para impedi-las é importante evitar a exposição solar no horário entre as 10h e 16h, e sempre utilizar protetor solar com alto fator de proteção. No caso de qualquer mudança nos sinais, é indicado procurar um dermatologista para evitar futuros problemas, visto que, quanto antes se iniciar o tratamento, maiores serão as chances de cura.

Para estar ciente do que pode ou não ser indício de alguma doença, veja abaixo as manchas de pele mais frequentes:

Melanose solar: São as manchas na pele que aparecem com o decorrer do tempo, devido à radiação solar apanhada nos dias de intenso Sol e calor, que podem levar à formação de manchas e alterações na pele. Esse efeito ocorre devido ao aumento de melanócitos (células que produzem a melanina), que são estimulados pelo Sol, levando à maior produção de melanina, que culmina no escurecimento de determinada região da pele.

Comumente, essas manchas na pele surgem acima das mãos, no punho, antebraço, face e colo. Suas principais características é a coloração mais escura, entre o marrom e o preto, e o tamanho pequeno. As melanoses solares costumam atingir, principalmente, indivíduos de pele clara. São benignos, portanto, não evoluem para o câncer.

O tratamento para manchas na pele pode ser realizado de diversas formas, como a cauterização química, a criocirurgia, a dermoabrasão, os peelings químicos e luz intensa pulsada.

Nevo Melanocítico: Popularmente conhecidos como sinais, pintas ou verrugas, podem estar presentes na pessoa desde o seu nascimento ou surgirem com o tempo, não tendo um local específico para se fixar. Sua forma varia, assim como a textura, podendo aumentar de tamanho e espessura. A coloração varia entre marrom e preta, podendo ou não apresentar pelos.

Esse tipo de mancha na pele pode sofrer malignização, ou seja, pode se modificar e gerar um câncer maligno chamado de melanoma que, por sua vez, deve ser retirado cirurgicamente. Por isso, é importante reparar se ocorre modificações no seu aspecto e procurar um médico. As alterações vão desde a presença de sangue, mudança na cor, aumento de tamanho, ferida, coceira ou inflamação.

Quando o tratamento for feito por motivos estéticos, as técnicas cirúrgicas podem ser o shaving (remoção com lamina de bisturi ou tesoura fina) ou a excisão, e sutura simples. Nos casos de suspeita de transformação, utiliza-se a excisão e sutura simples.

Ceratose Seborreica: É um tumor benigno que aparece, geralmente, a partir da meia idade, com maior incidência em idosos. A formação dessas lesões ocorre devido a uma predisposição genética, que faz com que ocorra uma proliferação anormal de células na camada córnea (superficial da pele), com predominância na face e no tronco. São nomeadas seborréicas devido a sua aparência oleosa e localização em áreas ricas em glândulas sebáceas.

Sua forma varia entre arredondada ou oval, e a coloração entre marrom e negra. Tem consistência mole, sendo semelhante a uma verruga. Inicialmente, são planas e, com o tempo, tornam-se elevadas, podendo aumentar, também, de tamanho. Não tem risco de evoluir para o câncer, porém, podem infeccionar e tornarem-se avermelhadas, dolorosas e com formação de crostas.

Para o tratamento nas lesões iniciais é indicada a cauterização química, e nas lesões já desenvolvidas, indica-se o shaving ou a eletrocoagulação leve.

Veja mais sobre Manchas na Pele.


clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo

 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife