bioplastia

IN ES BR

Central de Atendimento

AGENDAR CONSULTA

De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

Tratamento de Melasma

Tratamento de melasma na Barra da Tijuca, RJ

Os melasmas são manchas escuras ou acastanhadas, com limites geralmente precisos e irregulares, que surgem em locais como a testa, buço, nariz, lábio superior e maçãs do rosto. Áreas como pescoço, colo e braços também podem ser acometidas, pois também são comumente expostas ao sol.

Não há um fator específico para o seu surgimento, entretanto, sabe-se que há relação com fatores genéticos associados ao uso de anticoncepcionais e a gestação, sendo desencadeado com a exposição solar em excesso. Ocorre com mais frequência em mulheres, especialmente nas de pele mais morena.

São três os tipos de melasmas, que são definidos pela profundidade em que ele se encontra, podendo ser epidérmico (mais superficial e que responde melhor ao tratamento), dérmico (mais profundo e de tratamento mais difícil) ou misto.

Para evitar e prevenir a formação de melasmas é indicado que sempre que for realizada a exposição solar o uso do protetor solar seja indispensável. Qualquer mancha que você perceber que não estava presente no local anteriormente deve ser logo examinada e tratada por um dermatologista, evitando que ela se desencadeie ainda mais, podendo ser eliminada.

Tratamento para melasma na Barra da Tijuca:

Não existe um tratamento para melasma que seja específico e que cure completamente, entretanto existem algumas estratégias que podem ser efetuadas para obter resultados mais satisfatórios. Para tanto, primeiramente deve ser realizada a proteção contra a radiação solar, já que o sol desencadeia essa doença. Posteriormente, a atividade dos melanócitos (responsáveis pela formação da melanina que da o pigmento das manchas) deve ser inibida, assim como a síntese da melanina. A partir daí a melanina da mancha é removida e os grânulos de melanina são destruídos.

Para que essas alterações sejam efetuadas, é necessário utilizar, por exemplo, para a inibição da síntese da melanina, produtos que proporcionam o clareamento do melasma, com base de substâncias como as citadas abaixo, para que posteriormente tratamentos com o peeling e o laser CO2 fracionado sejam introduzidos.

Peeling: O peeling é utilizado para melasmas promovendo a esfoliação da pele e renovação celular, retirando as células mortas e proporcionando assim a eliminação da melanina. Entre as substâncias utilizadas nesses peelings superficiais estão a pasta de resorcina, solução de Jessner, ácido retinóico, ácido glicólico e ácido salicílico. O resultado do tratamento é visível após três meses do início do tratamento, com regressão da hiperpigmentação sem nenhum efeito colateral.

Laser CO2 fracionado: No tratamento para melasma com laser CO2 fracionado, são emitidos feixes de luz sobre a pele, que vão aquecer a camada mais profunda, chamada de derme. O aquecimento faz com que o colágeno se retraia e posteriormente acabe impulsionando a formação de um novo colágeno. Além disso, provoca um espaço de regeneração da pele, que culmina na reorganização do tecido vaporizado e da pele ao redor.

Como o laser CO2 fracionado elimina uma parte da pele lesada, acaba por estimular a formação de um tecido novo, atuando abolindo também manchas na pele, como o melasma.

Veja mais sobre tratamento de manchas na pele na Barra da Tijuca.


clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo

 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife