Os peelings químicos são um dos procedimentos cosméticos não invasivos mais populares realizados para o tratamento da aparência da pele. Com o tempo, fatores como danos causados pelo sol, hereditariedade, dieta, e movimentos repetitivos dos músculos contribuem para a formação de linhas e rugas na face. Além disso, o desenvolvimento de irregularidades de pigmentação ou cicatrizes de acnes podem fazer com que a pele perca sua suavidade e aparência jovem. Muitas vezes realizados na face, pescoço e mãos, os diversos tipos de peelings químicos podem reduzir o aparecimento de rugas faciais, cicatrizes, e pigmentação irregular, bem como tratar lesões pré-cancerígenas de pele.
Em geral, os peelings médios produzem resultados mais expressivos do que os peelings superficiais, porque penetram mais profundamente nas camadas da pele. Normalmente, os peelings médios são realizados usando-se aquilo que é conhecido como ácido tricloroacético, que pode ser utilizado com a solução da Jessner ou com ácido glicólico para melhorar os resultados do tratamento. Como os peelings superficiais, os resultados do tratamento dependem da concentração de ácido tricloroacético aplicado durante o procedimento. Isso porque as soluções com uma concentração maior penetram mais profundamente na pele. Embora os indivíduos com cútis escuras estejam em um elevado risco de descoloração da pele, os peelings médios podem usados com sucesso em indivíduos com cútis clara e morena-clara. Um dos tipos mais comuns de peelings químicos, os peelings médios são um método de tratamento seguro para tratar as linhas finas até moderadas, anormalidades de pigmentação, cicatrizes de acnes e manchas da pele.
A pele é composta por duas camadas conhecidas como epiderme e derme. A epiderme, ou camada exterior da pele, atua como a principal defesa da pele contra o meio ambiente. Consequentemente, essas camadas sofrem a maioria dos danos. A derme, ou camada mais profunda, é responsável pela estrutura e suporte da pele.
A derme é composta, principalmente, pelo tecido conjuntivo, que é constituído, na maior parte, de colágeno e fibras de elastina. Essas fibras formam uma rede que proporciona estrutura, suporte e elasticidade à pele. Com o tempo, o processo de envelhecimento e dano causado pelo sol acarretam uma diminuição na quantidade de colágeno e fibras de elastina. À medida que essa rede de fibras se decompõe, a pele perde sua elasticidade e se torna mais flácida. Juntos, o envelhecimento, dano causado pelo sol e outros fatores contribuem para a formação de rugas e outras mudanças na aparência.
Durante um peeling médio, uma solução química é aplicada no rosto. A solução provoca trauma ou lesão nas camadas da pele. Em geral, a camada superior da epiderme, conhecida como estrato córneo, pode ser removida além de outras partes da epiderme. Quando concentrações mais altas de ácido tricloroacético são usadas, o tratamento pode expandir-se para as regiões superiores da derme. Semelhante à esfoliação da pele, as camadas de pele danificadas serão removidas. Como parte do processo de cicatrização, o aumento do crescimento celular e a produção e reorganização do colágeno na derme produzirão camadas de pele nova e mais saudável, que dão à face uma aparência mais viçosa.
Os peelings médios podem durar entre quinze e sessenta minutos. Poucas semanas antes de seu procedimento, pode ser necessário o uso de um produto facial contendo ácido trans-retinóico. Isso porque acredita-se que o ácido trans-retinóico prepare as camadas externas da pele para o tratamento, bem como permite que a solução química do peeling seja uniformemente absorvida pela pele. Antes do início do seu procedimento, as áreas do tratamento serão limpas, geralmente usando-se um produto de limpeza facial à base de álcool. Como é possível sentir uma sensação de aquecimento ou de queimadura durante o tratamento, um anestésico tópico, ou analgésico, será administrado para ajudá-lo a sentir-se confortável e relaxado durante o procedimento.
Uma esponja ou uma escova será usada para aplicar a solução química em áreas individuais sobre todo o rosto. Os peelings médios danificam principalmente a epiderme. No entanto, ao contrário dos peelings superficiais, a solução usada durante um peeling médio pode penetrar na derme papilar, ou superior, razão pela qual os efeitos do tratamento são mais significativos com um peeling médio.
A aplicação de ácido tricloroacético ocasiona o que é conhecido como frosting cutâneo, no qual as áreas do tratamento se tornam brancas. O grau de frosting será usado para avaliar a profundidade do tratamento. Uma vez que o nível desejado de tratamento tenha sido alcançado, a solução química será removida ou neutralizada com uma substância diferente. As camadas da epiderme danificadas serão removidas com o tempo. O processo de cicatrização desencadeia o crescimento celular, que gera novas camadas de pele. Além disso, dentro da derme profunda, o processo de cicatrização também estimula a produção de colágeno e a reorganização, o que melhora a estrutura da pele. À medida que a cicatrização evolui, a nova pele é revelada, dando ao rosto uma aparência mais suave, revitalizada.
Imediatamente após o procedimento, você pode continuar a sentir algum frosting, que desaparecerá em cerca de trinta minutos e será substituído por vermelhidão e irritação semelhantes à queimadura de sol. Embora bandagens não sejam necessárias, como em qualquer ferida, é importante manter a área úmida e protegida. Portanto, uma pomada protetora, como vaselina, pode ser aplicada em sua face nos dias após o procedimento. Muito provavelmente você perceberá as camadas externas da pele descascando vários dias após o tratamento. A nova pele começará a aparecer em aproximadamente uma a duas semanas. À medida que cicatriza, sua pele ficará mais sensível à exposição ao sol. Portanto, durante a cicatrização, é extremamente importante proteger a pele contra os raios UVA e UVB.
Em geral, os efeitos de um procedimento de peeling médio são mais visíveis do que de um peeling superficial, pois o procedimento causa mais danos à pele. Os resultados de um procedimento de peeling médio podem durar entre seis e doze meses. A fim de manter os resultados desejados, é possível repetir o procedimento a cada três a seis meses, aproximadamente. É importante perceber que a aparência de sua pele continuará a mudar e envelhecer após o tratamento de peeling médio. No entanto, os peelings médios são um método rápido e eficaz para melhorar o tônus e a textura de sua pele, restituindo uma aparência mais jovem.
LEGER - Clinica de Medicina, Bioplastia e Cirurgia Plástica em Porto Alegre e Bioplastia em São Paulo Bioplastia em Porto Alegre: Rua Dr. Guimarães Rosa, 155 - Boa Vista - CEP 90480-080, Tel +55 51 3012.4070/3012.4071;
Rua Dr. Timóteo, 794 - Moinhos de Vento - CEP 90570-040, Tel + 55 51 3024.4864/3024.4869. Bioplastia em São Paulo: Alameda Maracatins, 1435 conj. 206-207 - Moema - CEP 04089-015, Tel + 55 11 2228.0531/2367.4816. contato@esteticas.com.br - www.clinicaleger.com.br