Os peelings químicos são um dos procedimentos cosméticos não invasivos realizados para tratar a aparência da pele. Com o tempo, fatores como danos causados pelo sol, hereditariedade, dieta, e movimentos repetitivos dos músculos contribuem para a formação de linhas e rugas na face. Além disso, o desenvolvimento de irregularidades de pigmentação ou cicatrizes de acnes podem fazer com que a pele perca sua suavidade e aparência jovem. Muitas vezes realizados na face, pescoço e mãos, os diversos tipos de peelings químicos podem reduzir o aparecimento de rugas faciais, cicatrizes, e pigmentação irregular, bem como tratar lesões pré-cancerígenas de pele.
Os peelings superficiais são a forma mais branda de tratamento de peeling químico. Em geral, os peelings superficiais são realizados usando-se alfa-hidroxiácidos e, em alguns casos, beta-hidroxiácidos. Os alfa-hidroxiácidos são ácidos que ocorrem naturalmente e que incluem o ácido glicólico, ácido lático e os ácidos de frutas; enquanto que os beta-hidroxiácidos incluem o ácido salicílico. Você pode estar familiarizada com o ácido glicólico e com o ácido salicílico, uma vez que não raro são importantes ingredientes de cremes faciais e adstringentes. Embora a concentração de ácido possa variar dependendo da extensão do tratamento, os ácidos usados para realizar os peelings superficiais não são tão irritantes quanto outros peelings químicos. Na realidade, baixas concentrações de alfa-hidroxiácidos são amiúde misturadas em cremes faciais ou loções que podem ser usados como parte da rotina diária de cuidados faciais para manter uma aparência jovem. Com curto período de inatividade, os peelings superficiais são um método eficaz para tratar as linhas finas, anormalidades de pigmentação, cicatrizes de acne e pele constantemente seca.
A pele é composta de duas camadas conhecidas como epiderme e derme. A epiderme, ou camada exterior da pele, atua como a principal defesa da pele contra o meio ambiente. Consequentemente, essas camadas são danificadas. A derme, ou camada mais profunda da pele, é composta principalmente de tecido conjuntivo. Dentro do tecido conjuntivo da derme, o colágeno e as fibras de elastina formam uma rede que proporciona a estrutura, suporte e elasticidade da pele. Com o tempo, essa rede de fibras também se decompõe, o que além de outros fatores, contribui para a formação de rugas e outras mudanças na aparência.
Durante um peeling superficial, uma solução química é aplicada no rosto. A solução provoca um trauma leve, ou lesão, na epiderme, que é composta por cinco camadas distintas. Semelhante à esfoliação da pele, a lesão faz com que as camadas externas danificadas descasquem. Como parte do processo de cicatrização, o aumento do crescimento celular produz camadas inferiores novas e mais saudáveis, que proporcionam à face uma aparência mais viçosa, rejuvenescida. É importante perceber que os peelings superficiais não são destinados ao tratamento de rugas profundas ou de pele significativamente flácida. Nestas circunstâncias, um lifting facial ou injeções de preenchimento da pele podem produzir resultados mais desejáveis.
Muitas vezes mencionados como o “peeling da hora do almoço”, em geral os peelings superficiais podem durar entre quinze e trinta minutos. Poucas semanas antes de seu procedimento, seu médico pode recomendar o uso de um produto facial contendo ácido trans-retinóico. Isso porque acredita-se que o ácido trans-retinóico prepare as camadas exteriores da pele para o tratamento, bem como permite que a solução química do peeling seja uniformemente absorvida pela pele. Talvez seja também necessário lavar o rosto com um sabonete especial vinte e quatro horas antes de seu procedimento. Antes do início do seu procedimento, as áreas do tratamento serão limpas, geralmente usando-se um produto de limpeza facial à base de álcool. Embora você possa sentir uma leve sensação de ardência ou de aquecimento durante o tratamento, muito provavelmente você não sentirá nenhuma dor significativa. Portanto, para um peeling superficial, em geral não é necessário um anestésico.
Usando uma esponja ou uma escova, o médico aplicará a solução química em áreas individuais sobre todo o rosto. A solução penetrará em sua pele por cerca de quinze minutos e, em seguida, será removida ou neutralizada com outra substância. Em geral, os peelings superficiais tratam a epiderme, motivo pelo qual os efeitos do tratamento são inferiores do que outros tipos de peelings químicos. A solução química usada durante um peeling superficial danifica as camadas mais externas da epiderme, o que faz com que descasquem. O processo de cicatrização desencadeia o crescimento celular, que gera novas camadas de pele. Além disso, o processo de cicatrização também estimula a produção de colágeno e elastina na derme. À medida que a pele danificada descasca, a nova pele é revelada, dando ao rosto uma aparência mais suave, revitalizada.
Imediatamente após o procedimento, você pode sentir alguma vermelhidão e irritação que são semelhantes à queimadura de sol. À medida que a cicatrização ocorre, é possível observar algumas escaras ou descamação da pele. Muito provavelmente, esses sintomas diminuirão em aproximadamente sete dias. Embora bandagens não sejam necessárias, como em qualquer ferida, é importante manter a área úmida e protegida. Portanto, seu médico pode recomendar que uma pomada protetora seja aplicada em seu rosto vários dias após o tratamento. A nova pele começará a aparecer em cerca de uma a duas semanas. À medida que cicatriza, sua pele ficará mais sensível à exposição ao sol. Portanto, durante a cicatrização, é extremamente importante proteger a pele contra os raios UVA e UVB.
Em geral, os resultados de um peeling superficial são moderados em comparação com formas mais agressivas de tratamento, como um peeling médio ou profundo. No entanto, isso também significa que os riscos associados com o procedimento normalmente são menores. Seu médico pode recomendar repetidos tratamentos em intervalos regulares. Por exemplo, algumas pessoas recebem tratamento semanal ou mensalmente, até que o resultado desejado seja alcançado. É importante perceber que a aparência de sua pele continuará a mudar e envelhecer após um tratamento de peeling superficial.
LEGER - Clinica de Medicina, Bioplastia e Cirurgia Plástica em Porto Alegre e Bioplastia em São Paulo Bioplastia em Porto Alegre: Rua Dr. Guimarães Rosa, 155 - Boa Vista - CEP 90480-080, Tel +55 51 3012.4070 / 4063-8333.