O resurfacing a laser, também conhecido como peeling a laser, é uma técnica de rejuvenescimento facial eficaz, que pode produzir resultados duradouros. Com o tempo, fatores como danos provocados pelo sol, hereditariedade, dieta e movimento muscular repetitivo contribuem para a formação de linhas e rugas no rosto. Além disso, o desenvolvimento de anomalias pigmentares, como as “manchas de idade” ou cicatrizes de acne levam a pele a perder a sua aparência macia e juvenil.
O resurfacing a laser, também conhecido como peeling a laser, é uma técnica de rejuvenescimento facial eficaz, que pode produzir resultados duradouros. Com o tempo, fatores como danos provocados pelo sol, hereditariedade, dieta e movimento muscular repetitivo contribuem para a formação de linhas e rugas no rosto. Além disso, o desenvolvimento de anomalias pigmentares, como as “manchas de idade” ou cicatrizes de acne levam a pele a perder a sua aparência macia e juvenil.
Durante o resurfacing a laser, um feixe de luz de alta potência é utilizado para aquecer a derme, que estimula, sobretudo, a formação de novo colágeno, uma proteína responsável por fornecer estrutura e sustentação na derme. O calor intenso do laser também provoca a descamação das camadas externas da epiderme. Após o tratamento, à medida que a pele cicatriza, novas células epiteliais se desenvolvem, dando ao rosto uma aparência mais macia, mais firme e juvenil. É importante entender que o resurfacing a laser não deve ser considerado um substituto do lifting facial nem pode ser utilizado para remover o excesso de pele facial. O resurfacing a laser pode ser realizado por pessoas de qualquer idade; entretanto, é mais bem-sucedido em pessoas de pele saudável e de compleição clara.
A duração de um procedimento de resurfacing a laser varia, dependendo da extensão do tratamento, em geral, de uma a duas horas. Você pode receber óculos, que irão proteger seus olhos da luz intensa produzida pelo laser. Antes do início do seu procedimento de resurfacing a laser, a área a ser tratada será completamente limpa. Em geral, um anestésico tópico ou local será administrado. Um sedativo também pode ser dado para auxiliar você a ficar relaxado e confortável para o procedimento. Anestesia geral pode ser administrada, se o tratamento a laser for extenso ou se for realizado em conjunto com outro procedimento.
Embora haja diversos tipos diferentes de lasers utilizados no resurfacing a laser, o laser mais comumente utilizado é conhecido como laser pulsado de CO2. Os lasers pulsados de CO2 atuam produzindo pulsos curtos de luz intensa. O feixe de luz é emitido de um pequeno dispositivo, semelhante a uma vareta, que o médico passa pela área a ser tratada. Os lasers pulsados de CO2 são exatos e precisos, o que dá ao médico controle sobre a profundidade da penetração do feixe de laser na pele. Isto permite ao médico individualizar o tratamento, com base na extensão da formação de rugas ou dos danos da pele na área.
À medida que o médico guia a vareta sobre o rosto, o laser de alta potência danifica as camadas mais externas da epiderme, que descamam durante a cicatrização. Durante este processo, você provavelmente irá sentir uma leve sensação de queimação. Quando modificado para baixa potência, o laser aquece a derme, que estimula a produção de colágeno novo com o passar do tempo. Este colágeno novo irá melhorar a estrutura e elasticidade da pele. Rugas ou cicatrizes mais profundas requerem passagens múltiplas sobre a área a ser tratada, enquanto linhas finas ou outras irregularidades mínimas da pele podem ser tratadas com apenas uma passagem. Além disso, alguns lasers novos de CO2 emitem potência mais baixa, que pode melhorar a aparência da pele sem afetar a derme, e, portanto, reduzindo o tempo de recuperação.
Após o procedimento de resurfacing a laser, uma pomada pode ser aplicada no rosto para protegê-lo, durante os estágios iniciais de cicatrização. Neste caso, você continua aplicando a pomada por cerca de uma semana. Você pode começar a aplicar cosméticos cerca de dez a quatorze dias após o procedimento.
Você pode ter alguma dor e edema durante os primeiros dias após o procedimento. Sua face pode ter uma fina crosta e uma aparência avermelhada, que duram cerca de duas a três semanas, respectivamente. É importante entender que a vermelhidão indica que a cicatrização está ocorrendo e que o novo colágeno está sendo formado na derme. Embora a maior parte da vermelhidão comece a desaparecer em aproximadamente um mês, o processo de cicatrização é gradual. Portanto, não é incomum a sua pele ficar levemente vermelha por mais de três a quatro meses. Enquanto a sua pele estiver vermelha, é importante protegê-la da exposição solar, utilizando protetor solar com FPS 15 ou superior.
Você provavelmente irá perceber uma melhora no tom e textura da sua pele, enquanto a vermelhidão começa a desaparecer, mas os resultados finais do procedimento podem não ser perceptíveis por vários meses. É importante entender que o resurfacing a laser não evita o envelhecimento da sua pele e novas linhas e rugas irão se formar lentamente, com o passar do tempo. Porém, dependendo de fatores tais como o tipo de tratamento, tipo de pele e a condição a ser tratada, os resultados de um procedimento de resurfacing a laser podem durar vários anos.
LEGER - Clinica de Medicina, Bioplastia e Cirurgia Plástica em Porto Alegre e Bioplastia em São Paulo Bioplastia em Porto Alegre: Rua Dr. Guimarães Rosa, 155 - Boa Vista - CEP 90480-080, Tel +55 51 3012.4070/3012.4071;
Rua Dr. Timóteo, 794 - Moinhos de Vento - CEP 90570-040, Tel + 55 51 3024.4864/3024.4869. Bioplastia em São Paulo: Alameda Maracatins, 1435 conj. 206-207 - Moema - CEP 04089-015, Tel + 55 11 2228.0531/2367.4816. contato@esteticas.com.br - www.clinicaleger.com.br