Agendamento por WhatsApp disponível: 21 990-039-072
Avaliação nutricional é uma ferramenta importante que o nutrólogo se utiliza para avaliar o estado nutricional do paciente. Ao coletar dados, o profissional consegue fazer um diagnóstico e, se for o caso, intervir na alimentação do paciente. A partir de então, o nutrólogo coleta informações como horário de dormir e acordar, bem como hábitos alimentares. Quaisquer doenças ou condições atípicas também devem ser informadas durante a avaliação.
Após ter coletado esses dados, o próximo passo é a avaliação antropométrica. O profissional mede o IMC (Índice de Massa Corporal) e, com o adipômetro, calcula as dobras cutâneas dos tríceps, bíceps, subescapular, peitoral, antebraço, axila média, supra-ilíaca – os “pneuzinhos” -, abdômen, coxa e panturrilha. Com a ajuda de uma fita métrica, pescoço, tórax, cintura, abdômen, quadril, coxa, panturrilha, braço, antebraço e punho também são calculados para que, junto com as outras medidas, seja possível medir o percentual de gordura e densidade corporal.
Com esses dados em mãos, uma bateria de exames é solicitada como parte dessa avaliação nutricional. Sabendo da dieta do paciente, é possível para o nutrólogo saber como o organismo absorve os nutrientes da alimentação, assim como se há alguma alteração que deva ser corrigida com um plano alimentar.
Por fim, a avaliação pode ser concluída com a elaboração do plano alimentar mais adequado de acordo com as informações recebidas. Este é desenvolvido conforme a taxa de metabolismo do paciente e a maneira como ele se alimenta e serve como ferramenta que auxilia na correção e reeducação dos hábitos alimentares, compensando deficiências nutricionais.