Agendamento por WhatsApp disponível: 21 990-039-072
Preenchimento de rugas: O envelhecimento, a excessiva contração muscular com movimentos repetidos, a má alimentação, fatores externos, a genética e os radicais livres, são os principais responsáveis pelo surgimento das rugas.
Como é impossível evitá-las, a estética desenvolveu diversos procedimentos a fim de amenizá-las, entre eles o preenchimento de rugas. Este procedimento é realizado por meio da aplicação de um determinado produto sob o local, com o uso de uma microcânula (agulha de ponta romba), em um processo não ablativo, com o mínimo de sangramento e com anestesia local. Como o paciente permanece acordado pode, na medida do possível, interferir no procedimento, para que o resultado fique do seu agrado. No entanto, a palavra final sempre será do médico responsável, uma vez que o mesmo conhece as reais possibilidades de cada paciente.
O produto utilizado no preenchimento de rugas pode ser definitivo ou absorvível. O definitivo é o polimetilmetacrilato, o PMMA, substância biocompatível que, devido ao seu mínimo tamanho e ausência de irregularidades, permanece no local inserido, sem migrar para outras áreas. Entre os absorvíveis, destacam-se a hidroxiapatita de cálcio e o ácido hialurônico, que possibilitam preencher diferentes regiões do corpo, com duração de seis a 12 meses no organismo. Nesse caso, é aconselhável que, primeiramente, se coloque apenas a metade do produto, para que, posteriormente, se coloque mais, caso necessário.
A bioplastia para preenchimento de rugas na Barra da Tijuca é indicada para o sulco nasogeniano, conhecido como bigode chinês, responsável pelas rugas na proximidade do nariz até o canto da boca, no código de barras (rugas ao redor dos lábios), na testa (glabela), e ao redor dos olhos, as temidas rugas pés de galinha.
Como o preenchimento de rugas é um procedimento minimamente invasivo, o paciente pode retornar às suas atividades imediatamente, sem a necessidade de repouso. Deve-se seguir, no entanto, as recomendações estipuladas pelo médico, como evitar forçar o local da aplicação.
Veja também sobre tratamento de rugas com toxina botulínica.