Agendamento por WhatsApp disponível: 21 990-039-072
A terapia fotodinâmica é um tratamento dermatológico e não cirúrgico, aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) e que não necessita de sedação do paciente para ser realizado. É indicado para alguns tipos de câncer de pele, bem como, algumas lesões pré-malignas.
É realizado princialmente para tratamento de acne, tumores basocelulares superficiais, manchas de Sol (ceratoses actínicas), sardas, pequenos vasos sanguíneos dilatados (telangiectasias), verrugas, vermelhidão (rosácea) e envelhecimento provocado pela exposição solar.
Para tanto, utiliza dois pontos principais, um fotossensibilizante e a luz vermelha. O produto fotossensibilizante é aplicado na pele, onde permanece por três horas para penetrar corretamente e ser captado pelas células.
Como as células do câncer de pele apresentam alto metabolismo, elas absorvem o produto, enquanto ele não surte efeito nas células saudáveis. A reação das células cancerígenas em relação ao produto é que ela se torna sensível à luz.
Como elas se tornam sensíveis, são expostas posteriormente à luz vermelha. Para evitar problemas nos olhos do paciente, é colocado um óculos especial para o procedimento. Quando a luz é aplicada sobre a região da pele, o creme aplicado anteriormente começa a agir, o que permite que essas células sejam destruídas de maneira específica, sem afetar a pele ao redor.
Dependendo das respostas do organismo ao tratamento, se for necessário podem ser realizadas outras aplicações, após algumas semanas.
*A Clínica Leger Rio de Janeiro não realiza terapia fotodinâmica. Para mais informações, acesse terapia fotodinâmica em Porto Alegre.