Tratamento para Desnutrição

Nutrólogo para tratamento da desnutrição na Barra da Tijuca RJ

A desnutrição é uma enfermidade em que os nutrientes que precisamos para o bom funcionamento do organismo estão em falta. Esse estado patológico pode atingir níveis variados, desde um mais brando – geralmente resultado de uma dieta inadequada – até um estágio mais sério, que pode colocar em risco a vida do paciente. Há dois tipos de desnutrição: a subnutrição, que ocorre quando alguém não está se alimentando o suficiente, isto é, faz uma dieta pobre ou com baixa absorção nutricional pelo organismo e a hipernutrição. A hipernutrição é caracterizada pela ingestão em demasia ou o uso exagerado de vitaminas e suplementos, deixando o corpo desregulado.

Na infância e adolescência, o corpo precisa de um número maior de nutrientes e o mesmo ocorre na gravidez e amamentação. Na terceira idade, as necessidades alimentares diminuem, mas a capacidade de absorção nutricional também está reduzida, por isso, é um período bastante delicado. Sendo assim, o risco de subnutrição é maior em etapas mais frágeis, como a velhice. É fundamental que haja o acompanhamento de um nutrólogo caso haja suspeita de desnutrição. O profissional poderá solicitar exames que são necessários para comprovar a doença e, em seguida, fazer uma avaliação nutricional no paciente. O nutrólogo também pode verificar as necessidades da pessoa e prescrever vitaminas e remédios indispensáveis no combate da doença.