Queda de Cabelo e Alimentação

Tratamento para Queda de Cabelo com Nutrologia

A queda de cabelo é uma queixa muito frequente nos consultórios e acomete homens e mulheres de diversas idades. Nem sempre a queda de cabelo está relacionada à idade, como a calvície nos homens, por exemplo. A queda de cabelo pode estar relacionada com fatores como estresse, tireoide, deficiência de ferro, amamentação, doenças infecciosas e autoimunes. E, para constatar a causa e o melhor tratamento para cada paciente, é necessária uma avaliação do histórico familiar, assim como a realização de exames.

Por ser um aspecto estético que pode vir a influenciar muito na autoestima dos pacientes, normalmente as pessoas que sofrem com isso querem soluções rápidas para o problema, como medicamentos, mas nem sempre essa é a melhor solução. Um fator que deve ser levado em conta na hora do tratamento da queda de cabelo e que pode influenciar muito o problema é a alimentação. A partir de uma dieta equilibrada, mantendo uma ingestão adequada de vitaminas e nutrientes, é pouco provável que haja a queda de cabelo, já que uma das causas do problema é a deficiência de alguns nutrientes e/ou vitaminas.

Outro ponto importante relacionado a alimentação e a queda de cabelo é o bom funcionamento do intestino. Quando há um bom funcionamento, os nutrientes são devidamente absorvidos pelo organismo, mantendo a saúde como um todo, mas quando não há adequadamente essa absorção de todos os nutrientes, minerais e vitaminas, que são essenciais para o desenvolvimento do fio do cabelo, a queda de cabelo pode ocorrer. Para manter essa absorção adequada e evitar a queda de cabelo, é preciso, portanto, que o paciente tenha uma evacuação diária.

Além de todo esse acompanhamento, também devem ser realizados exames que possibilitem o diagnóstico de deficiência de vitaminas, minerais e nutrientes e, quando necessário, repô-los através da própria alimentação ou de suplementos alimentares, que possam evitar, desta forma, a queda de cabelo.