bioplastia

IN ES BR

Central de Atendimento

AGENDAR CONSULTA

De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

Acompanhamento nutricional para gestantes

Saiba mais sobre acompanhamento nutricional para gestantes na Barra da Tijuca RJ

A alimentação é um fator indispensável para homens e mulheres de todas as idades, mas durante a gestação, o cuidado com a ingestão de alimentos deve ser ainda maior, para manter a saúde da mãe e do bebê. Tudo o que é ingerido pela mulher, é passado através do cordão umbilical para o bebê, e é assim que ele recebe os nutrientes necessários para se desenvolver. Por isso, é importante evitar alimentos com alto índice de açucares ou gorduras, já que o consumo destes pode acarretar em doenças nutricionais para a mãe e também para o bebê.

A dieta equilibrada também é importante para manter o peso das gestantes, que deve ficar entre 9kg e 12kg até o final da gestação, pois, quando passam disso, pode acabar acarretando em doenças como diabetes e hipertensão. Esses fatores também podem trazer complicações para a hora do parto e até mesmo antecipar o nascimento do bebê. O excessivo ganho de peso durante a gestação também traz outros desconfortos a futura mãe, como estrias, inchaços e dores na coluna.

No entanto, a dieta feita pelas gestantes deve ser acompanhada por um especialista, já que dietas sem acompanhamento podem ter ausência de algumas vitaminas e nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da criança. Quando há alguma deficiência desses nutrientes na dieta, o bebê pode ficar magro demais e estar mais propenso a doenças infecciosas devido à baixa imunidade gerada pela má alimentação da mãe.

Também é comum, devido ao aumento de, em média, 50% do sangue no corpo, as mulheres desenvolverem anemia durante a gestação. O acompanhamento, portanto, com um especialista, além de manter a dieta equilibrada necessária para este período, também acompanha e repõe, quando necessário, alguns nutrientes, livrando a gestante da anemia.

O médico nutrólogo pode, de acordo com a situação:

- Fazer avaliação nutricional e metabólica da gestante;
- Trabalhar na reeducação alimentar e adequação de peso da gestante, bem como ministrar, se necessário, suplementação vitamínica pré-concepcional;
- Atuar na prevenção e tratamento da anemia;
- Auxiliar na prevenção da toxoplasmose;
- Orientar em queixas típicas do período, como náusea, vômito, azia e constipação intestinal;
- Orientar gestantes atletas;
- Acompanhar gestantes com alterações nutrometabolicas, como doença celíaca e intolerância a lactose, que sigam dietas restritivas, como vegetarianismo, ou que realizaram a cirurgia bariátrica.

Veja também sobre Nutrição e Gestação


clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo

 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife