Dermatologia na Barra da Tijuca

Dermatologista para o tratamento da pele na Barra da Tijuca RJ

dermatologia no rio de janeiro

A dermatologia é a especialidade médica que estuda as doenças que acometem tanto a pele, as unhas e os cabelos. A dermatologia é responsável ainda, pelos cuidados e tratamentos do envelhecimento cutâneo.

Como os dermatologistas precisam conhecer todas as características e funcionalidades da pele, essa área da medicina a ajudou a descobrir os métodos adequados de combater os efeitos do tempo. Veja alguns assuntos pertinentes à essa especialidade:

Terapia Fotodinâmica: Na fototerapia utiliza-se a luz para tratar algumas doenças de pele. Estes equipamentos emitem radiação em todo o comprimento ultravioleta que, por sua vez, tem ação anti-inflamatória, imunossupressora e antiproliferativa, desencadeada por reações fotoquímicas com cromóforos celulares, principalmente o DNA. A terapia fotodinâmica trata principalmente psoríase, vitiligo, micose fungoide, parapsoríase, dermatite atópica e esclerodermia.

Envelhecimento cutâneo: Caracterizado fundamentalmente pelo declínio funcional e estrutural da pele, o envelhecimento cutâneo é um fenômeno fisiológico, progressivo e irreversível. O processo de envelhecimento cronológico, também denominado de intrínseco, está diretamente relacionado com características genéticas, podendo ser acelerado por fatores externos, como a exposição ao sol.

Hidratação: Trata-se de um procedimento que possui ação das camadas mais interiores às exteriores, ou seja, de dentro para fora. Assim, para apresentar uma pele com aparência saudável e bem hidratada, é necessário manter uma alimentação balanceada, que inclua ingestão de vitaminas e sais minerais, além de muita água. Nesse processo, a pessoa pode influenciar com o uso de produtos para esfoliação e cremes.

Melasma: Caracteriza-se por manchas acastanhadas na pele que surgem em áreas expostas ao sol, sobretudo no rosto e em mulheres de pele morena. A origem é desconhecida, porém, sabe-se que estão envolvidos fatores genéticos, raciais, hormonais, bem como, o uso de alguns medicamentos e fatores ambientais, como exposição à radiação ultravioleta.

Remoção de pelos a laser: Os indesejados pelos podem ser retirados com tratamento a laser, onde por meio da fototermólise seletiva, a melanina dos pelos é atingida, sem afetar a pele presente ao redor. A partir da primeira sessão os pelos já passam a nascer mais finos, claros, espaçados e em menor quantidade.

Vitiligo: Doença caracterizada pela diminuição ou falta de melanina em certas áreas do corpo, levando à formação de manchas brancas nos locais afetados. As lesões podem ser isoladas ou espalhadas pelo corpo, presentes principalmente nos genitais, cotovelos, joelhos, face, extremidades das mãos e dos pés.

Tratamento capilar: Problemas com a quantidade e qualidade dos cabelos atinge tanto homens quanto mulheres, suas causas, no entanto, são diversas. Entre os fatores causadores da queda de cabelo, por exemplo, está a má alimentação, o estresse, a química excessiva utilizada nos cabelos, doenças crônicas ou febris, problemas hormonais, hereditariedade etc.

Psoríase: Um quadro de psoríase pode ser desencadeado por diversos fatores, sendo os mais frequentes os traumatismos, infecções virais ou bacterianas, uso de determinadas medicações, o estresse, o alcoolismo e o tabagismo. Quem possui psoríase pode apresentar na forma de placas, em gotas, eritodérmica, pustulosa, palmoplantar e psoríase ungueal.

Tratamento de Estrias: As estrias ocorrem em razão do aumento de massa corporal, mudanças hormonais, genética e aumento brusco de peso. Sua coloração pode variar entre branca e vermelha, sendo as brancas as mais antigas e as vermelhas as mais recentes.

Acne: A acne é uma dermatose crônica caracterizada por lesões inflamatórias que tem ocorrência predominantemente na face, podendo ocorrer também nos ombros e porção superior do tronco. A acne é causada por inúmeros fatores, tais como genéticos, hormonais, hiperprodução sebácea, hiperqueratinização folicular, colonização bacteriana e liberação de mediadores inflamatórios da pele.

Manchas nas mãos: Formações que se apresentam comumente na cor marrom escuro e nas regiões mais expostas ao sol. Desenvolvem-se com mais frequência em pacientes com 50 anos ou mais, entretanto é possível verificar essas manchas em pessoas mais jovens em razão da excessiva exposição solar sem uso adequado de proteção e filtros solares.

Veja mais sobre dermatologia na Barra da Tijuca.